CHAPADA PANTANAL TURISMO
apresenta Mato Grosso e seus encantos
Chapada dos Guimarães - Pantanal - Nobres


CHAPADA PANTANAL TURISMO
Os encantos e mistérios guardados no Coração da América do Sul

Chapada dos Guimarães foi fundada em 1751 pelo padre Jesuíta Estevão de Castro e localiza-se a 64Km de Cuiabá, sendo esta à capital Mato Grosso, aproximadamente 1 hora de viagem pela Rodovia Emanuel Pinheiro MT-251, com as coordenadas geográficas 15° 10' - 15° 30' latitude Sul e 55° 40' - 56° 00' longitude oeste, sendo o Município de maior altitude de Mato Grosso atingindo 850 m em elevação no morro São Jerônimo e 740m na parte urbana, atualmente sua área é de 6.249,4 Km² e outrora foi de 203.304 Km².

Há trezentos milhões de anos Chapada era mar e isto é comprovado cientificamente pela descoberta de fósseis marinhos na região, durante o período cretáceo há cem milhões de anos, aqui viveram grandes dinossauros já em terra firme, isto também é comprovado através de sítios Fossilíferos aqui encontrados e também merecem destaques as suas colossais formações rochosas esculpida pela chuva e pelo vento e com suas centenas de cachoeiras de águas cristalinas que vão desaguar no Pantanal e ajudam a formar suas misteriosas grutas e cavernas.

Os Índios Bororos que aqui habitaram também deixaram inscrições nas rochas " Sítios Arqueológicos". Atualmente a Chapada abriga representantes dos quatros maiores ecossistemas do País como a Floresta Amazônica, Cerrado, Pantanal e até espécimes da Mata Atlântica, tendo entre outras a virtude de ser um bom reduto para animais como o lobos guará, antas, veados, pacas, cotias, porcos do mato (cateto, queixada e porco espinho), tamanduás bandeira, tamanduás mirim, teius, iguanas, macacos prego, macacos bugio, iraras e entre outros.

O " Complexo da Serra de Chapada" com altitude de até 850 metros, permeia formações rochosas extremamente curiosas e místicas como vales e escarpas com cachoeiras de até 80 metros de queda d´água que surgem em meio a vegetação que envolve os relevos abruptos e veredas matas de galeria e campos com a cor de flores silvestres desabrochando, existe também uma imensa variedade de pássaro que faz o grande espetáculo do céu e da terra como exemplo as araras, periquitos, papagaios, açaris, tucanos, emas, seriemas, bem-ti-vis, Joãos- de- barro, sabiás, pombas, garças, Martim- pescador, socó, maçaricos, beija-flores e outros muitos exóticos.

No cerrado da Chapada a flora é exuberante, orquídeas raras e delicadas habitam às palmeiras e árvores das matas ciliares e as coloridas flores silvestres que enfeitam os campos onde brotam as canelas de Ema sendo esta uma planta típica do cerrado que mais parece uma explosão universal.

Todo esse enorme acervo da natureza e da saga humana encontra-se dentro de Áreas de Proteção Ambiental -APA, Parque Nacional de Chapada dos Guimarães e outras reservas pois aqui se tem um clima predominantemente tropical úmido que torna esta localidade perfeita e ideal para a prática do Turismo Ecológico e o desenvolvimento sustentável.

Assim com o controle de atividades econômicas aliado principalmente à consciência ecológica das pessoas que aqui moram ou visitam este "santuário" permitirão que tanta vida e sabedoria se preservem por outros milhões de anos.

Convidamos a todos vocês a admirar e preservar os encantos e doces mistérios guardados no coração do continente da América do Sul!



Chapada Pantanal PACOTE - 05 DIAS PACOTE - 07 DIAS PACOTE - 10 DIAS ECOVIAGEM CADASTUR